História da Oriflame
1960
A Oriflame foi fundada na Suécia em 1967, pelos irmãos Jonas e Robert af Jochnick e o amigo Bengt Hellsten.
Os primeiros produtos foram os cremes para a pele,batons e mascaras de pestanas.
Os produtos de cuidados da pele utilizados eram derivados de extrato de ervas e vegetais provenientes da natureza sueca e foram levemente aromatizados para reduzir os riscos de alergia.
Foram igualmente pioneiros em decidir que nenhum dos seus produtos seriam testados em animais.
Novos Mercados
1967 Suécia e Dinamarca
1968 Finlândia
1969 Noruega
1970
Em 1972 a Oriflame começou a afastar-se da ideia de Party Plan e começou a enverdar pelas vendas one-to-one, através de catálogos.
O primeiro catálogo foi um folheto de apenas uma página e foram tiradas 31.000 cópias Robert escreveu e desenhou a ilustração,
A empresa foi crescendo e Jonas e Robert queriam ganhar melhor controle sobre a qualidade da produção e as entregas, reduzindo a dependência de fornecedores.
Assim, em 1979, decidiram construir uma fábrica em Dublin.
Novos Mercados
1970 Reino Unido
1972 Holanda
1978 Espanha
1980
Os anos 80 foram uma década de expansão e diversificação.
Após o constante sucesso - e um ou dois reveses - na Europa, era hora da Oriflame se ramificar em duas empolgantes novas regiões: Ásia e América Latina.
Em 1985, a oriflame adquiriu a joalharia sueca de Guldfiynd, seguido em 1987 pela aquisição da British Goldsmiths. Mais tarde, mas no mesmo ano, a Oriflame adquiriu a joalharia Halbergs .
A Oriflame acabou por vender todo o stock mais tarde, querendo apenas concentrar-se no negócio principal.
Novos Mercados
1985 Portugal
1986 Indónesia
1989 Chile
1990
Em 1990, a Oriflame tornou-se uma reconhecida e considerada empresa publíca com vendas de 1,3 Bilhão de SEK.
Os anos 90 foram um período de crescimento explosivo.
Com a rápida expansão foi um sucesso ainda maior , mas também novos desafios apareceram, incluindo a crise financeira da Russia - Collapse of the Ruble - em 1998.
Também durante esta década a Oriflame adquiriu a ACO e Fleur de Sant.
A expansão também implicou uma revisão a fim de definir onde os produtos Oriflame eram fabricados. A fábrica de Dublin fechou e a produção mudou-se para Varsóvia e Delhi.
Novos Mercados
1990 República Checa
1991 Polónia,Hungria e México
1992 Rússia,Turquia e Letónia
1993 Ucrânia,Eslováquia e Grécia
1994 Bulgária
1995 Perú,Lituânia,Roménia e India
1996 Macedónia,Equador e Croácia
1997 Estónia,Marrocos,Egipto,Eslovénia e Sri Lanka
1998 Azerbeijão,Colombia e Bósnia
2000
O novo milénio marcou o início de uma era de novas conquistas para a Oriflame.
Oriflame Cosméticos foi introduzida na bolsa NASDAC OMX Nordic Exchange em 24 de Março de 2004.
Em Setembro de 2006, a Oriflame recebeu a sua licença para vender na China e ao fazê-lo tornou-se a primeira empresa Europeia de venda direta a vender cosméticos neste pais.
Em 2007, 37 anos depois do escritório de Estocolmo de estar fechado, foi tomada a decisão de trazê-lo de volta de Bruxelas para o seu pais natal.
A Oriflame alcançou ,nesse ano, um record de volume de vendas de 1 Bilião.
Novos Mercados
2000 Cazaquistão,Tailândia e Georgia
2001 Sérvia e Montenegro
2002 Mongólia
2003 Moldávia,Vietname e Arménia
2004 Líbano
2005 Bielorússia
2006 China
2008 Quirguistão e Paquistão
2010
Hoje, a Oriflame tem cerca de 8.000 funcionários em mais de 60 países, uma carteira de aproximadamente 1.000 produtos de cosméticos, vendas anuais de 1,5 Biliões e um novo catálogo a cada 3-4 semanas.
O foco na produção interna também é uma das permissas da Oriflame. Neste momento temos seis unidades de produção, nos seguintes países:
Polónia,India,Suécia,China e Rússia.
Onde irá chegar a Oriflame na próxima década? Teremos que esperar para ver, mas a jornada é de certeza emocionante.
A nossa Visão
é sermos os melhores,
para sermos o nº 1 em venda
direta de produtos de beleza
Magnus Brannstrom