História da Oriflame

 

1960

 

A Oriflame foi fundada na Suécia em 1967, pelos irmãos Jonas e Robert af Jochnick e o amigo Bengt Hellsten.

Os primeiros produtos foram os cremes para a pele,batons e mascaras de pestanas.

Os produtos de cuidados da pele utilizados eram derivados de extrato de ervas e vegetais provenientes da natureza sueca e foram levemente aromatizados para reduzir os riscos de alergia.

Foram igualmente pioneiros em decidir que nenhum dos seus produtos seriam testados em animais.

 

Novos Mercados

1967 Suécia e Dinamarca
1968 Finlândia
1969 Noruega

 

 

 

1970

 

Em 1972 a Oriflame começou a afastar-se da ideia de Party Plan e começou a enverdar pelas vendas one-to-one, através de catálogos.

O primeiro catálogo foi um folheto de apenas uma página e foram tiradas 31.000 cópias Robert escreveu e desenhou a ilustração,

A empresa foi crescendo e Jonas e Robert queriam ganhar melhor controle sobre a qualidade da produção e as entregas, reduzindo a dependência de fornecedores. 

Assim, em 1979, decidiram construir uma fábrica em Dublin.

 

Novos Mercados 

1970 Reino Unido 

1972 Holanda

1978 Espanha

 

 

1980

 

Os anos 80 foram uma década de expansão e diversificação.

Após o constante sucesso -  e um ou dois reveses - na Europa, era hora da Oriflame se ramificar em duas empolgantes novas regiões: Ásia e América Latina.

Em 1985, a oriflame adquiriu a joalharia sueca de Guldfiynd, seguido em 1987 pela aquisição da British Goldsmiths. Mais tarde, mas no mesmo ano, a Oriflame adquiriu a joalharia Halbergs .

A Oriflame acabou por vender todo o stock mais tarde, querendo apenas concentrar-se no negócio principal.

 

Novos Mercados

 

1985 Portugal

1986 Indónesia

1989 Chile

 

 

 

1990

 

Em 1990, a Oriflame tornou-se uma reconhecida e considerada empresa publíca com vendas de 1,3 Bilhão de SEK.

Os anos 90 foram um período de crescimento explosivo.

Com a rápida expansão foi um sucesso ainda maior , mas também novos desafios apareceram, incluindo a crise financeira da Russia - Collapse of the Ruble - em 1998.

Também durante esta década a Oriflame adquiriu a ACO e Fleur de Sant. 

A expansão também implicou uma revisão a fim de definir onde os produtos Oriflame eram fabricados. A fábrica de Dublin fechou e a produção mudou-se para Varsóvia e Delhi.

 

 

Novos Mercados 

 

1990 República Checa

1991 Polónia,Hungria e México

1992 Rússia,Turquia e Letónia

1993 Ucrânia,Eslováquia e Grécia

1994 Bulgária

1995 Perú,Lituânia,Roménia e India

1996 Macedónia,Equador e Croácia

1997 Estónia,Marrocos,Egipto,Eslovénia e Sri Lanka

1998 Azerbeijão,Colombia e Bósnia

 

 

2000 

O novo milénio marcou o início de uma era de novas conquistas para a Oriflame.

Oriflame Cosméticos foi introduzida na bolsa NASDAC OMX Nordic Exchange em 24 de Março de 2004.

Em Setembro de 2006, a Oriflame recebeu a sua licença para vender na China e ao fazê-lo tornou-se a primeira empresa Europeia de venda direta a vender cosméticos neste pais.

Em 2007, 37 anos depois do escritório de Estocolmo de estar fechado, foi tomada a decisão de trazê-lo de volta de Bruxelas para o seu pais natal.

A Oriflame alcançou ,nesse ano, um record de volume de vendas de 1 Bilião.

 

 

Novos Mercados

 

2000 Cazaquistão,Tailândia e Georgia

2001 Sérvia e Montenegro

2002 Mongólia

2003 Moldávia,Vietname e Arménia

2004 Líbano

2005 Bielorússia

2006 China

2008 Quirguistão e Paquistão

 

 

 

2010 

Hoje, a Oriflame tem cerca de 8.000 funcionários em mais de 60 países, uma carteira de aproximadamente 1.000 produtos de cosméticos, vendas anuais de 1,5 Biliões e um novo catálogo a cada 3-4 semanas.

O foco na produção interna também é uma das permissas da Oriflame. Neste momento temos seis unidades de produção, nos seguintes países:

Polónia,India,Suécia,China e Rússia.

Onde irá chegar a Oriflame na próxima década? Teremos que esperar para ver, mas a jornada é de certeza emocionante.

 

 

 

A nossa Visão

é sermos os melhores,

para sermos o nº 1 em venda

direta de produtos de beleza 

Magnus Brannstrom